liga acadêmica de diabetes e hipertensão

Just another WordPress.com weblog

Movimento dos médicos residentes recebe o apoio do vice-presidente José Alencar setembro 4, 2010

Filed under: Sem categoria — lahad @ 5:08 pm
Tags: ,

Em greve nacional há 15 dias, os médicos residentes estão com um forte apoio em suas reivindicações, José Alencar, vice-presidente da República. No dia 1º de setembro, a direção da Associação Nacional dos Médicos Residentes (ANMR), visitou o vice-presidente no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, onde passa por exames de rotina.

“A disposição do vice-presidente em nos receber e o empenho em nos ajudar são gestos de um grande significado para nossa luta e serve como um exemplo e inspiração para todos,disse Nívio Moreira, presidente da ANMR.

Durante a visita dos residentes, José Alencar entrou em contato pelo telefone com os ministros da Saúde, José Gomes Temporão, da Educação, Fernando Haddad, do Planejamento e Gestão, Paulo Bernardo, solicitando o empenho de todos na solução da questão, além do agendamento de audiências. Ressaltando a importância da categoria na assistência à saúde, durante os contatos, o vice-presidente também ressaltou a pertinência das reivindicações frente a seus possíveis impactos orçamentários e a necessidade de dialogar, para enfim acabar com esse impasse. Foi um momento muito importante na busca de uma solução para o momento de paralisação, declarou Beatriz Costa, presidente da Associação dos Médicos Residentes do RJ (AMERERJ).

A possibilidade do encontro mais importante do movimento deve-se à interlocução do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) através do Sindicato dos Médicos do RJ (Sinmed), representado por Jorge Darze.

No evento, a direção da ANMR falou sobre a trajetória de luta, os momentos de negociação com o governo e a necessidade de recomposição do valor da bolsa-auxílio, congelada desde 2007. Essencial para a resolução da greve em 2006, José Alencar demonstrou uma atitude de estadista ao receber os médicos residentes e ir atrás da negociação através do diálogo com os ministros para a resolução do impasse.

Enquanto a greve está ganhando força em todo país, a categoria aposta na reabertura da mesa de negociação com o MEC e o MS. Com a participação dos estados, o núcleo de negociação entregou uma contraproposta ao governo de 28,7% de reajuste na bolsa. Porém, o governo continua com a proposta de 20% de reposição.

Fonte: ANMR

Anúncios
 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s