liga acadêmica de diabetes e hipertensão

Just another WordPress.com weblog

VERDADES E MITOS julho 26, 2010

Filed under: Sem categoria — lahad @ 12:40 am
Tags:

1 – Cirurgia de miopia antecipa presbiopia

Mito. A presbiopia (dificuldade para enxergar de perto) surge, na maioria das pessoas, a partir dos 40 anos. Grande parte dos pacientes míopes não desenvolve presbiopia, mas esse fato não significa que a cirurgia antecipe a deficiência de ver os detalhes a pequenas distâncias.

Dr. Daniel Nogueira – Oftalmologista

2 – Desodorante aerossol causa câncer de pulmão

Mito. O câncer de pulmão está diretamente relacionado às variadas formas de tabagismo e à exposição à poluição atmosférica e ao histórico familiar. Não há estudos concretos que indiquem que os desodorantes são fatores causadores da doença.

Dra. Maria Del Pilar Estevez – Oncologista

3 – Quanto mais a criança dorme, mais ela cresce

Verdade. O sono (especialmente nas fases mais profundas, sono REM) leva à liberação de hormônio do crescimento, conduzindo a um maior estímulo ao crescimento.

Dr. Marcos Laercio Pontes Reis – Hematologista

 

4 – É proibido subir escada no pós-operatório

Mito. No pós-operatório de cirurgias abdominais, não é recomendado que a pessoa execute esforços físicos que possam comprometer a integridade da cicatrização, da incisão operatória, por romper os fios de sutura. Os esforços devem ser evitados até que os tecidos estejam cicatrizados com recuperação de sua resistência e elasticidade, o que se apresenta, aproximadamente, após o terceiro mês de cirurgia.

Dra. Márcia Araújo – Ginecologista e Mastologista

 

5 – Bronzeamento artificial causa câncer de pele

Verdade. Que o bronzeamento artificial causa melanoma não há mais dúvida. Um estudo do IARC feito em conjunto com vários centros europeus mostrou que uma única sessão aumenta em 15% a chance de melanoma. Realizado antes dos 30 anos, o aumento é de 50%. A incidência de melanoma na população geral é baixa, cerca de cinco por 100 mil pessoas.

Dr. João Pedreira Duprat Neto – Oncologista

 

6 – Uso de celular causa câncer no cérebro

Mito. Que os telefones celulares emitem radiação capaz de agitar as moléculas e causar um aquecimento no local todos já ouviram falar ou sentiram na própria pele, mas daí ser causador de câncer cerebral é um exagero popular. Cientistas ainda se contradizem sobre os efeitos dos celulares, mas não existe nenhuma comprovação científica de que é prejudicial à saúde humana. A única comprovação dos efeitos da radiação eletromagnética que está na faixa de micro-ondas é o aquecimento de corpos que contêm molécula de água, o que é feito em fornos de micro-ondas. A diferença é que, no caso de celulares, a intensidade é baixíssima, ao passo que, no forno, é altíssima.

Dra. Emico Okuno – Física

7 – Criança que começa a ter a saída dos dentes tem diarreia

Verdade. Pesquisas mostram que existe a liberação de várias citocinas (mediadores inflamatórios) durante a erupção dentária que podem causar diarreia.

Dr. Marcos Laercio Pontes Reis – Hematologista

 

8 – Não se pode tingir o cabelo quando se tem câncer de mama

Mito. O tingimento dos cabelos não tem relação com o câncer de mama. A doença surge por fatores como histórico familiar, menarca precoce, menopausa tardia, terapia de reposição hormonal, estresse e sobrepeso. Ações externas não podem aumentar as chances de obter câncer de mama.

Dra. Márcia Araújo – Ginecologista e Mastologista

9 – A exposição aos raios UV acontece em ambientes fechados

Mito. A luz possui raios ultravioleta, mas em locais isolados a quantidade é muito pequena e incapaz de prejudicar a saúde. Desde que não seja uma luz direta na pele, não há risco. O risco acontece em caso de estar embaixo de guarda-sol comum, pois a radiação atravessa o tecido. Toldos claros são melhores porque refletem a luz, já os coloridos a absorvem. Por isso, já é possível encontrar chapéus, roupas e acessórios resistentes aos raios UV.

Dr. Luiz Henrique Pascoal – Dermatologista

Anúncios
 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s