liga acadêmica de diabetes e hipertensão

Just another WordPress.com weblog

abril 18, 2009

Filed under: Terapia com células-tronco reverte diabetes tipo 1 — lahad @ 1:40 pm

Terapia com células-tronco reverte diabetes tipo 1

Estudo inédito de pesquisadores de Ribeirão Preto é publicado no JAMA

Grupos de pesquisadores liderados pelo imunologista Júlio Voltarelli, do Hemocentro da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP), revelam que o pâncreas do paciente com de diabete tipo 1 pode voltar a funcionar após transplante de células-tronco do próprio paciente. Os resultados da pesquisa foram publicados esta semana no JAMA (Jornal da Associação Médica Americana).


Os autores vinham acompanhando 23 voluntários há quase cinco anos e perceberam que o nível do peptídeo-C, indicador da quantidade de insulina produzida pelo corpo, aumentou nos pacientes submetidos à terapia. Essa substância é liberada pelo pâncreas na corrente sangüínea cada vez que uma molécula de insulina é produzida. Ou seja, quanto maiores suas taxas, maior a produção de insulina e menor o risco de complicações associadas à doença.


Segundo Dr. Voltarelli, o nível do peptídeo-C dos pacientes não só deixou de cair como também aumentou. “Esses pacientes estão produzindo mais insulina do que quando chegaram até nós”, afirmou o pesquisador. Segundo ele, onze voluntários não usam mais o hormônio sintético. “Se não precisarem voltar a tomar [as doses insulina], eles estão curados, mas todos continuam sendo observados”, explica.


Oito deles ainda necessitam do hormônio sintético, mas em doses muito baixas. Apesar de não produzir todo o hormônio de que necessitam, eles passaram a produzir mais peptídeo-C, isso é, o pâncreas está funcionando melhor também nessas pessoas.


A diabetes tipo 1 é uma doença auto-imune caracterizada pela destruição das células beta do pâncreas, produtoras de insulina. A terapia com células-tronco pode combater essa falha imunológica, mas não recupera as áreas destruídas da glândula.


Novo projeto


O grupo de pesquisadores iniciou, em julho de 2008, outro projeto, também para tratar diabete tipo 1 sem usar quimioterapia. O tratamento é com células-tronco mesenquimais presentes no organismo.



Conteúdo completo do artigo no JAMA:
http://jama.ama-assn.org/cgi/content/full/297/14/1568

Fonte:

Hemocentro da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP)

http://www.hemocentro.fmrp.usp.br/projeto/index.htm

Anúncios
 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s