liga acadêmica de diabetes e hipertensão

Just another WordPress.com weblog

proteína produzida pelo fígado pode aumentar o risco de desenvolvimento de diabetes tipo 2 janeiro 3, 2009

Filed under: fetuína-A — lahad @ 5:57 am

fetuina1Uma proteína produzida pelo fígado pode aumentar o risco de desenvolvimento de diabetes tipo 2. A fetuína-A participa do processo de aquisição de resistência à insulina por conta de um mecanismo de ação que prevê o seu acoplamento a receptores de insulina dos tecidos adiposo e muscular.

Joachim Ix e colegas da Universidade de São Diego, nos Estados Unidos, realizaram um estudo que evidenciou que a proteína fetuína-A aumenta em 1,7 vezes o risco de desenvolvimento da diabetes tipo 2, independente de fatores de risco para a doença. O ensaio teve duração de seis anos e dele participaram 519 pacientes não diabéticos, todos com idades entre 70 e 79 anos. Os indivíduos que tinham maiores níveis cediços da fetuína-A apresentaram maior risco para a diabetes.

“A associação demonstrada no estudo se mostrou independente de fatores de risco individuais. Além disso, os resultados foram semelhantes independentemente da raça, sexo e presença de obesidade”, comenta Ix. Apesar destes resultados, o pesquisador afirma que ainda são necessários estudos semelhantes para os pacientes de meia-idade, nos quais a incidência da diabetes tipo 2 é maior.

Fonte: Journal of the American Medical Association.

Anúncios
 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s