liga acadêmica de diabetes e hipertensão

Just another WordPress.com weblog

Anti-hipertensivos janeiro 3, 2009

Filed under: Anti-hipertensivos — lahad @ 12:00 am

medicamentosAlguns medicamentos usados para controlar a pressão sanguínea podem proteger os pacientes mais velhos do declínio de funções cognitivas como a memória. Uma pesquisa da Escola de Medicina da Universidade Wake Forest, apresentada no encontro anual da Sociedade Americana de Geriatria, descobriu que os anti-hipertensivos da classe dos inibidores de ECA, especialmente os que penetram nos finos vasos sanguíneos do cérebro, ajudam a reduzir inflamações no cérebro que podem contribuir para o mal de Alzheimer.

Os pesquisadores analisaram dados do Cardiovascular Health Study, um estudo sobre fatores de risco para problemas cardiovasculares que envolveu 5.888 pessoas acima de 65 anos. Eles trabalharam com os históricos de 1.074 participantes sem nenhum grau de debilidade das funções cognitivas quando entraram no estudo e que estavam sob tratamento para pressão alta. Aplicando nessas pessoas o Modified Mini-Mental State Exam, um teste que avalia memória, linguagem, raciocínio abstrato e outras funções cognitivas, os pesquisadores perceberam a relação entre o uso dos inibidores de ECA o declínio das faculdades mentais.

Para cada ano que os participantes faziam uso de inibidores de ECA que cruzam a barreira sangüínea do cérebro (chamados de drogas centralmente ativas), o declínio das funções cognitivas medido no teste era 50% mais baixo do que o dos participantes que tomavam outros tipos de anti-hipertensivos.

Kaycee Sink, líder da pesquisa, diz que “estes resultados sugerem que há mais no tratamento de hipertensão do atingir a meta da pressão 14/8, que escolher qual droga usar traz também outras implicações. Nós já sabíamos que os inibidores de ECA protegiam de ataques cardíacos e de falência dos rins e agora há evidências de que eles protegem também do declínio de funções cognitivas”.

Fonte: American Geriatrics Society Annual Meeting.

Anúncios
 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s